domingo, 18 de março de 2018

F u k k i r e t a (吹 っ 切 れ た)



Título: F u k k i r e t a (吹 っ 切 れ た; Fiquei aliviado)
Ano: 2010
Música: GojimajiP (ゴジマジP)
Ilustrações: LamazeP (ラマーズP)
Distinção: Hall da Lenda (1 milhão de visualizações no Nico Video)
Link (Nico Vídeo): http://www.nicovideo.jp/watch/sm10673673
Link (You Tube): https://youtu.be/zyl5pIwETmc

Este artigo é um pouco diferente dos demais, pois a história do famosíssimo "Fukkireta" é meio longa. O videoclipe que deu origem a este acontecimento e que lhe deu o nome foi este de cima, em que LamazeP fez uma animação com traços à mão, pegando trecho da música de "Ochame Kinou" de GojimajiP (isto porque LamazeP e GojimajiP são a mesma pessoa, vá entender). A versão usada pelo vocaloP era só instrumental, não havia a Teto cantando. Assim, o vídeo resultante era apenas o Hachitoushin (o personagem com orelhas de gato) rebolando ao som da música em loop sem fim. Começou a partir daí um grande mito da cena Vocalod/Utau, hoje este videoclipe passou dos 2,5 milhões de visualizações no Nico Video.



Título: LamazeP Shuryou no Oshirase (ラマーズP終了のお知らせ; Aviso de encerramento por LamazeP)
Ano: 2010
Voz: Teto Kasane (Utau)
Música: GojimajiP (ゴジマジP)
Letras: GojimajiP (ゴジマジP)
Ilustrações: LamazeP (ラマーズP)
Distinção: Hall da Fama (100 000 visualizações no Nico Video) 
Link (Nico Video): http://www.nicovideo.jp/watch/sm10693487

Mal se passaram 2 dias do lançamento de "Fukkireta", LamazeP fez uma nova versão animada, com ilustrações da Teto na frente e do Hachitoushin atrás. Desta vez a música vinha com a voz da Teto cantando.



Título: Karaaka no NiseLamazeP Shuryou no Oshirase (カラー化の為ラマーズP終了のお知らせ; Falso aviso de encerramento por LamazeP colorizado)
Ano: 2010
Voz: Teto Kasane (Utau)
Música: GojimajiP (ゴジマジP)
Letras: GojimajiP (ゴジマジP)
Ilustrações: LamazeP (ラマーズP)
Distinção: Hall da Lenda (1 milhão de visualizações no Nico Video)
Link (Nico Video): http://www.nicovideo.jp/watch/sm10722893
Link (You Tube): https://youtu.be/6X6vjBAHxFk

Logo em seguida surgiu a versão colorizada do vídeo de LamazeP, postado por um obscuro usuário do Nico Video de codinome F91. Outro grande sucesso no Nico Video, com mais de 1,2 milhões de visualizações.

Resumindo, os três videoclipes citados são trabalhos derivados de "Ochame Kinou" que, por si só, é a maior audiência dentre todas as produções cantadas por Utau. A mania do "fukkireta", isto é, a dança que move os quadris acompanhando a música, espalhou-se por inúmeras produções, envolvendo não só vocaloids e utaus, mas outras personagens das cenas afins. Digno de nota é o utaite (pessoa que canta músicas originalmente produzidas para vocaloid/utau/cevio) Ron, que cantou "Ochame Kinou" sobre o vídeo colorido do "Fukkireta" e passou recentemente de 13 milhões de visualizações, marca próxima do maior sucesso da Miku.

Referência à Fukkireta neste videoclipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário