segunda-feira, 8 de abril de 2019

Toosenbo (とおせんぼ)


Título: Toosenbo (とおせんぼ; Você não passa)
Álbum: Unhappy Refrain (アンハッピーリフレイン) 
Ano: 2009
Voz: Miku Hatsune (Vocaloid)
Música: wowaka
Letras: wowaka
Ilustração: wowaka
Gênero: rock
Distinção: Hall da Lenda (1 milhão de visualizações)
Link (Nico Video): https://www.nicovideo.jp/watch/sm7357463
Link (You Tube): https://youtu.be/uxNoOPetZ6g 

Minha impressão: gosto muito de várias das composições do recém finado wowaka, cujo álbum Unhappy Refrain eu tinha comprado na versão para download. Infelizmente por não ter dado prioridade, não pude publicar meus comentários sobre todas essas canções com o vocaloP em vida. Resta agora continuar sem ele. "Toosenbo" é uma expressão frequentemente utilizada por crianças japonesas, para impedir que o oponente passe de um certo limite. Outra expressão deste tipo que aparece nas letras é "kakurenbo", o jogo de esconde-esconde. Estas expressões são usadas juntas no refrão, no sentido de "você não vai passar/só eu me escondo". Não fica bem claro o sentido das letras, que admitem várias interpretações, mas parece indicar algum tipo de desencontro no relacionamento de duas pessoas. O fato é que se passa um sentimento de angústia ou desconforto, reforçado pelo cantar acelerado da Miku, com tuning bem particular de wowaka. Percebe-se ainda a genialidade na melodia, em especial na introdução e nos interlúdios; ouro puro! Não é a toa que, embora fora de cena Vocaloid por um bom tempo (com a exceção de Unknown Mother Goose), wowaka continuava sendo tão aclamado e, hoje, a sua ausência tem sido muito lamentada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário