Miku Hatsune

Miku Hatsune é um conjunto de bancos de vozes produzidas pela Crypton Future Media Inc e a personagem antropomórfica que o representa.

Miku, lançada em 31/Ago/2007 para VOCALOID2,  foi o primeiro produto em que se criou uma imagem (personagem) associada ao banco de voz, para que houvesse uma identificação mais fácil por parte dos usuários. A voz foi cedida por Saki Fujita (藤田咲), uma dubladora profissional. Miku é a primeira Vocaloid da série CV (Character Voice), o que explica seu código CV01 tatuado em seu braço. A personagem é representada como uma garota de 16 anos, de longos cabelos verde-água presos em maria-chiquinha. Embora já existissem Vocaloids antes dela, com o lançamento da Miku inociou-se uma carreira de grande sucesso no Japão, tornando-a um grande fenômeno da cultura pop. Embora não seja fácil determinar quais fatores levaram ao seu êxito  comercial, certamente houve contribuição da cultura moe para a sua  aceitação como diva digital virtual antropomórfica (o sucesso não se repete fora do Japão, talvez por falta de moe na cultura ocidental). Miku contribuiu para que a síntese digital de voz, assunto antes obscuro, restrito à pesquisa e nicho reduzido de músicos, passasse a ser apreciada e usada por uma audiência maior, criando toda uma subcultura.  Ainda hoje, continua sendo a Vocaloid mais conhecida e utilizada de todos. 

Em 30/Abr/2010 foi lançado Miku Hatsune Append, que disponibilizaria 6 bancos de vozes ao produto VOCALOID, que eram: SOFT, DARK, SOLID, VIVID, SWEET e LIGHT. Com lançamento de VOCALOID3, uma nova atualização foi lançada em 26/Set/2013, com os bancos de vozes já disponíveis sendo melhorados. Também foi lançado o banco ENGLISH, de idioma inglês, que poderia ser adquirido junto ou separadamente. A versão Miku Hatsune V4X foi lançada em 31/Ago/2016 para incorporar as melhorias do novo VOCALOID4, tais como cross-synthesis e o efeito grow. Entretanto, por ocasião do lançamento de VOCALOID5, a Crypton resolveu desenvolver seu próprio motor de síntese vocal, lançado em 27/Nov/2020; o produto foi batizado como Miku Hatsune NT

Perfil

Não há um perfil completo da personagem. A Crypton forneceu somente algumas características físicas e técnicas a respeito da Miku Hatsune. Com várias das características em aberto, oportunizou-se aos produtores criarem ou adaptarem o perfil da personagem segundo sua vontade ou necessidade.

  • Nome: Miku Hatsune (初音ミク, Hatsune Miku)
    • Interpretação: Hatsu (初) + Ne (音) = primeiro som; Mirai (未来) = futuro; Kuru (来る) = vir 
  • Aniversário: 31/Ago
  • Signo: Virgem
  • Altura: 1,58 m
  • Peso: 42 kg

Outras características foram sendo acrescentadas pelos fãs e comunidades, embora não sejam de caráter oficial. Uma delas é o item que Miku gosta e carrega que é um negui (cebolinha, embora seja confundido com alho-poró). Convencionou-se ainda a comemorar o Dia da Miku em 09/Mar devido ao seu nome ("Mi" de mittsu significa 3 unidades, portanto mês de março, e "Ku" é 9 em japonês, portanto dia 9).

Videoclipes da Miku Hatsune no Nico Video (até 05/Mar/2021)

Links

Nenhum comentário:

Postar um comentário